Agência Panafricana de Notícias

Restos mortais de presidente da Federação Maliana de Basquetebol foram a enterrar

Bamako, Mali (PANA) – Os restos mortais do presidente da federação Maliana de Basquetebol (FMBB) e comissário técnico da FIBA-Mundo, Abdallah Mahamane Haidara, falecido domingo passado, foram a enterrar segunda-feira à tarde, no cemitério de Djélibougou (leste da capital maliana, Bamako), na presença de membros do Governo e dos principais responsáveis desportivos do Mali, constatou a PANA no local.

Presidente da FMBB desde 2008, Haidara assumiu notavelmente no seio desta organização as funções de presidente da Comissão de Árbitros e de primeiro vice-presidente da instância dirigente do basquetebol maliano.

Árbitro internacional de basquetebol desde 1968, ele foi nomeado comissário técnico da FIBA-África em 2007 e comissário técnico da FIBA-Mundo em outubro 2010, depois de obter em julho desse mesmo ano 2010 o "Apito de Ouro", a maior e mais prestigiosa distinção da FIBA-África.

Nascido em 1944 em Tombouctou (norte do Mali), Abdallah Mahamane Haidara é diplomado pela Escola Nacional de Administração (ENA) do Mali, pela Escola Nacional de Magistratura de França e pela Instituição Internacional da Administração Pública (ILAP) de Paris.

Enquanto magistrado, ele foi alternadamente juiz conselheiro e procurador de tribunais, procurador-geral junto do Supremo Tribunal e inspetor dos serviços judiciários.

-0- PANA GT/DIM/IZ 01junho2011