Agência Panafricana de Notícias

Responsável de partido no poder condenado por corrupção na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- Um alto responsável do Partido Democrático Popular (PDP, no poder) e ex-presidente director-geral da Autoridade Portuária Nigeriana (NPA) foi condenado segunda-feira a dois anos e meio de prisão por "adulteração de contratos e abuso do poder", noticiou a imprensa local.
O juíz Joseph Oyewole, do tribunal de grande instância de Ikeja, em Lagos, impôs esta pena a Chief Olabode George, bem como a cinco outros indivíduos, acusados de fragmentação e sobrefacturação de contratos, com base em 35 das 63 acusações formuladas contra eles.
O julgamento começou a 15 de Agosto de 2008, quando Chief George e quatro autros acusados, entre os quais o também ex-director-geral da NPA, Arc.
Aminu Dabo, foram processados por 163 acusações de conspiração, violação da lei, e presumível "sobrefacturação e fragmentação de contratos".
Após a abertura do julgamento, a Comissão dos Crimes Económicos e Financeiros (EFCC), a instância acusadora, reduzuiu as acusações para 63 nas mesmas categorias de delitos.
Todos os acusados declararam-se inocentes de todas as acusações.
Além de Chief George e Aminu Dabo, os outros acusados são o capitão O.
Abidoye, Alhaji Abdulahi Aminu Tafida, Alhaji Zanna Maidaribe, e Sule Aliyu, indicou o diário Vanguard.