Agência Panafricana de Notícias

Responsável da Polícia sul-africana acusado de corrupção e esbanjamento de fundos públicos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O chefe da Divisão da Polícia sul-africana encarregue de lutar contra o crime organizado, o general Richard Mdluli, é novamente acusado de corrupção, homício e esbanjamento de fundos para fins pessoais.

O sindicato da Polícia sul-africana pediu domingo a criação duma comissão de inquérito judicial para avaliar a situação atual no seio da Polícia.

O general Mdluli denunciou uma conspiração contra a sua pessoa urdida pelo altos responsáveis da Polícia que, a seu ver, querem a sua cabeça.

O procurador principal, Glynnis Bretenbach, suspenso, declarou à Autoridade Nacional das Ações Judicias (NPA) que novas provas foram descobertas sobre a implicação de Mdluli e de outras pessoas em crimes «extremamente sérios ».

No seu memorando à NPA, Breytenbach disse que a decisão de retirar as acusações contra Mdluli teve como efeito «dissimular » outras alegações sérias ligadas à má utilização de fundos públicos.

A rejeição duma tentativa da Aliança Democrática (DA) de ver o dossiê debatido no Parlamento irritou o partido.

Para a presidente da Comissão encarregue da Polícia no Parlamento, Sindi Chikunga, como a sua comissão não é um tribunal, não está em condições de investigar sobre estas acusações de fraude e de corrupção proferidas contra Mdluli.

Mas a deputada da DA, Kohler Barnard, afirmou que o seu partido continuará a insistir até que Mdluli seja submetido a um exame pormenorizado por parte do Parlamento.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/DD 07maio2012