Agência Panafricana de Notícias

Responsáveis sudaneses indiciados por esbanjamento de fundos públicos

Cartum, Sudão (PANA) – Pelo menos 14 responsáveis do Governo sudanês, acusados de ter dilapidados fundos públcios bo quadro de um “mercado suspeito relativo à aquisição de sementes”, em 2009, foram apresentados a um procurador para inquéritos e julgamento”, soube-se quinta-feira em Cartum.

Segundo um recente relatório do ministro da Justiça, Mohamed Bushara Doussa, entre estes responsáveis figuram o chefe dum grande banco, um oficial superior dos serviços de segurança, funcionários e um advogado.

O relatório enviado ao Parlamento sublinha que os acusados violaram vários artigos do Código Penal sudanês, demostrando o laxismo na aplicação do regulamento financeiro e fazendo mau uso dos fundos públicos.

Efetivamente, durante a campanha agrícola 2008-2009, agricultores sudaneses queixavam-se da má qualidade dos grãos de girassol recebidos que, a seu ver, não estavam conformes com os que eles esperavam.

As sementes, estimadas em mais dum milhão de euros, são de má qualidade, após um inquérito durante o qual um comité do Ministério da Justiça interrogou mais de 70 pessoas suspeitas.

Os camponeses denunciavam o escândalo e exigiam uma indemnização, indica-se.

-0- PANA MO/VAO/AKA/AAS/SOC/MAR/DD 19agosto2011