Agência Panafricana de Notícias

Responsáveis da empresa nacional líbia de eletricidade demitidos

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia anunciou a demissão do presidente e dos membros do Conselho de Administração da Empresa Geral de Eletricidade (EGE), após protestos das populações devidos aos cortes intempestivos com interrupções até 20 horas.

Foi criada uma comissão provisória de gestão, liderada por Abdelmajid Hamza e dotada de todos os poderes, para gerir aquela que é uma das mais controversas empresas do país.

A EGE está confrontada com grandes dificuldades, após o caos que se seguiu à destituição do regime do finado coronel Muamar Kadafi, em 2011, provocando uma nítida regressão desta instituição.

Os habitantes de Tripoli, a capital, manifestam a sua fúria através das manifestações face aos cortes intempestivos de eletricidade que podem ultrapassar as 17 horas nalguns bairros da cidade, lembrando as interrupções que tornaram insuportável a sua vida diária nos últimos meses.

A rede de eletricidade na Líbia é afetada por frequentes avarias, devido a ataques contra as principais torres e estações elétricas por mísseis lançados durante confrontos armados entre fações rivais, perturbando os circuitos de abastecimento, além do saque dos equipamentos e das infraestruturas elétricas.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/IZ 19julho2017