Agência Panafricana de Notícias

Repórteres Sem Fronteiras condena violências contra profissionais na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A organização de defesa da liberdade da imprensa Repórteres Sem Fronteiras condenou, vigorosamente as violências contínuas contra os profissionais da informação na Líbia, segundo um comunicado.

Quatro jornalistas foram raptados terça-feira em duas zonas diferentes de Tripoli, bem como uma equipa da cadeia de televisão pública que trabalha para a representação regional de Sebha (sul) em missão em Tripoli que se deslocava ao aeroporto, deplorou a organização.

Segundo o comunicado, a direção da cadeia afirmou não ter informação sobre os operadores de câmara Fadan Husein al-Sakit e Ibrahim Abdel Daim e o jornalista Ibrahim Abdel Kader Ridha.

No mesmo dia, o jornalista da Agência Líbia de Notícias e chefe da redação do jornal «Tripoli» Youness Ali Youness foi sequestrado quando que saía dum café num bairro da capital.

Ele foi liberto quarta-feira à tarde sem que nenhuma informação fosse dada sobre os motivos deste sequestro.

A Repórteres Sem Fronteiras exprimiu « a sua profunda preocupação » em relação à situação deteriorada prevalecente no país três anos após a revolução de 2011.

A organização apelou às autoridades para fazer o possível para melhorar as condições de trabalho dos jornalistas líbios e garantir aos trabalhadores da informação um clima que lhes permita cumprir convenientemente com as suas missões sem receios pela sua segurança e sem sofrer ameaças, agressão, rapto ou assassinato.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/FK/TON 13fev2014