Agência Panafricana de Notícias

Relações bilaterais entre China e Nigéria atingem $ 210 biliões, diz diplomata chinês

Lagos, Nigéria (PANA) - As relações bilaterais entre a China e a Nigéria atingiram 210 biliões de dólares americanos, revelou quarta-feira o Consûl Geral da República Popular da China na Nigéria, Liu Khan.

Segundo o diário privado Guardian que deu esta noticia, esta quarta-feira, o diplomata chinês revelou este dado durante um Fórum de Investimento sobre a Energia e o Ambiente na cidade petrolífera de Port Harcourt, no sul da Nigéria, sob o tema "Energia Duradoura: Chave da Integração de África no Mundo".

O volume das relações comerciais entre os dois países atingiu, em 2013, 13 biliões e 600 mil dólares americanos, declarou Liu otimista quanto ao aumento das transações nos futuros próximos.

Garantiu que o seu país está fortemente dedicado à parceria económica com os países africanos, particularmente a Nigéria, e que esta relação resistiu às mudanças climáticas e apoiou a sobrevivência económica destes países.

O diplomata chinês frisou que a Nigéria é hoje o sétimo mercado de exportação da China e o primeiro destino de investimento para a China em África.

O investimento financeiro chinês em África estima-se em 20 biliões e 500 milhões de dólares cobrindo o petróleo, as zonas de livre comércio, a agricultura e a indústria manufaturada, entre outros, de acordo com o Cônsul geral que revelou que a cooperação entre o seu país e África contribuiu para cerca de 20 porcento no crescimento de África.

-0- PANA SB/MA/NFB/IS/MAR/DD 02julho2014