Agência Panafricana de Notícias

Reino Unido financia compra de preservativos femininos

Dakar, Senegal (PANA) – O Reino Unido concedeu cerca de cinco milhões de libras esterlinas (quase sete milhões e 820 mil dólares americanos) ao Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) para a compra de preservativos femininos para os países em desenvolvimento, anunciou quinta-feira fonte oficial.

Esta revelação foi feita na capital senegalesa, Dakar, pelo sub-secretário de Estado parlamentar do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido, Stephen O´Brien.

Falando durante a terceira jornada da conferência internacional sobre o planeamento familiar, ele indicou que o seu país se comprometeu-se a apoiar o FNUAP na compra de contracetivos para a melhoria da saúde das mulheres no mundo.

«Até à data, os únicos métodos que protegem ao mesmo tempo do HIV e da gravidez imprevista são os preservativos masculinos e femininos. Mas, um certo número de tecnologias combinadas em desenvolvimento oferecem novas esperanças, nomeadamente um anel vaginal que dispensa ao mesmo tempo os antirretrovirais e os contracetivos”, declarou.

-0- PANA DOU/AAS/MAR/IZ 01dez2011