Agência Panafricana de Notícias

Reino Unido contribui $ 9,3 milhões para ajudar estatísticas em África e Médio Oriente

Nova Iorque , Estados Unidos (PANA) – O Reino Unido vai financiar nove milhões e 300 mil dólares americanos (cerca de seis milhões e 200 mil libras esterlinas) de um novo projeto de cinco anos destinado a melhorar as estatísticas macroeconómicas em 44 países de África e Médio Oriente.

Segundo um comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, em Nova Iorque, o novo projeto acaba de ser lançado conjuntamente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Serviço britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID).

Sob a designação de Iniciativa Número 2 Reforçada para a Difusão de Dados (EDDIE2), o projeto representa a segunda fase dum projeto abrangente em matéria de estatísticas financiado pelo DFID para África e cuja execução foi confiada ao FMI para o período de 2010 a 2015.

A nota indica, além disso, que o projeto obteve muitos resultados concretos, permitindo a vários países produzir, pela primeira vez, contas nacionais trimestrais, estatísticas sobre a posição dos seus investimentos internacionais, mas também estabelecer uma nova base das suas contas nacionais, alargar a cobertura nas estatísticas monetárias e aumentar a precisão e a frequência nas estatísticas financeiras dos Governos.

Permitiu igualmente a vários países fazer publicações nacionais sobre os seus dados sumários, e uma publicação antecipada dos calendários a nível nacional, e acrescentar vários países ao Sistema Geral de Difusão dos Dados do FMI (GDDS) e à norma especial de disseminação de dados da instituição financeira internacional (SDDS).

-0- PANA AA/SEG/BAD/BEH/FK/IZ 07maio2015