Agência Panafricana de Notícias

Rei marroquino preconiza abertura de fronteiras terrestres entre Marrocos e Argélia

Rabat, Marrocos (PANA) – O rei Mohammed VI de Marrocos defendeu sábado a reabertura das fronteiras terrestres do seu país com a Argélia e apelou para uma plena normalização das relações bilaterais.

«Precisamos de imprimir uma nova dinâmica aberta na resolução de todos os problemas pendentes, em prelúdio a uma normalização total das relações bilaterais (…), incluindo a reabertura das fronteiras terrestres », sublinhou Mohammed VI, num discurso à nação por ocasição da festa do trono, celebrada sábado em Marrocos.

Ele acrescentou que esta iniciativa exclui qualquer imobilismo ou ostracismo incompátivel com os laços de vizinhança, com a imperiosa necessidade de integração magrebina e com as expetativas da comunidade internacional e do nosso espaço regional », acrescentou.

As fronteiras terrestres entre os dois países vizinhos do Magrebe foram encerradas em 1994, na sequência dum atentado terrorista perpetrado em Marraquexe (sul de Marrocos) em que turistas espanhóis morreram e atribuído por autoridades marroquinas aos servicos secretos argelinos.

-0- PANA HBK/JSG/SOC/FK/DD 31julho2011