Agência Panafricana de Notícias

Refugiados do Sudão do Sul em países vizinhos ultrapassa um milhão

Genebra, Suíça (PANA) - O número de refugiados do Sudão do Sul nos países vizinhos ultrapassou um milhão de pessoas das quais 185 mil deixaram o país desde a eclosão dos atos de violência em julho último, anuncia um comunicado de imprensa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A maioria dos novos refugiados foram ao Uganda, enquanto uma nova vaga se dirigiu para o oeste da Etiópia, precisa o comunicado, indicando que outros preferiram partir para o Quénia, para a RD Congo e para a República Centroafricana.

Os últimos atos de violência perturbaram de forma significativa os esforços de paz no Sudão do Sul, deplora a mesma fonte, apelando a todas as partes interessadas para envidar cada vez mais esforços para chegar a um acordo de paz duradoura a fim de permitir às pessoas regressar às suas casas.

Segundo o ACNUR, a maioria dos refugiados do Sudão do Sul são mulheres e crianças, incluindo as que escaparam aos últimos ataques violentos e a agressões sexuais, bem como crianças separadas dos seus pais.

O Uganda acolhe o maior número de refugiados do Sudão do Sul, ou seja, 400 mil pessoas, um terço das quais chegou em julho último.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ 18set2016