Agência Panafricana de Notícias

Reformas no FESPACO para responder às necessidades profissionais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O delegado-geral do Festival Pan-africano do Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO), Michel Ouédraogo, anunciou uma reforma dos textos regulamentares deste certame a partir da próxima edição, prevista para 28 de fevereiro a 7 de março de 2015, para responder às preocupações dos profissionais.

« O FESPACO vai registar reformas maiores a partir dessa edição a nível dos seus textos regulamentares a fim de responder a prazo às necessidades dos profissionais», indicou Ouédraogo, durante a cerimónia de encerramento da 23ª edição.

Nesta perspetiva, a competição oficial para o Padrão de Yennenga vai abrir-se aos filmes da diáspora, enquanto a das longas metragens de 35 minutos vai igualmente acolher os formatos de filmes digitais.

Os preços vão ser por outro lado revistos em alta, passando o Padrão de Ouro de 10 para 20 milhões de francos CFA, o Padrão de Prata de cinco para 10 milhões de francos CFA e o Padrão de Bronze de três para cinco milhões (um dólar americano equivale a cerca de 462 francos CFA).

-0- PANA IS/JSG/FK/IZ 03março2013