Agência Panafricana de Notícias

Referendo constitucional adiado para agosto na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano examinou e adotou um projeto de decreto relativo a um adiamento do referendo para uma revisão constitucional inicialmente prevista para 15 de julho de 2017, para 05 de agosto de 2017, segundo um comunicado oficial divulgado quarta-feira em Nouakchott.

Este adiamento foi decidido, durante uma reunião semanal de governo na quinta-feira, com base numa proposta da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) para "uma melhor organização" deste encontro eleitoral, explica o Governo.

O facto pode estar ligado à fraca afluência dos Mauritanos para a inscrição nas listas eleitorais na perspetiva dum referendo muito contestado pela oposição que denuncia nomeadamente o recurso ao artigo 38 da constituição, que, a seu ver, é "uma disposição não apropriada".

Esta consulta popular concerne à aprovação dum projeto de revisão constitucional relativa à supressão do Senado, à criação de conselhos regionais, à revisão dos símbolos nacionais (bandeira e hino), à supressão do Supremo Tribunal de Justiça e do Supremo Conselho Islâmico.

Este projeto de reforma foi aprovado pela Assembleia Nacional e rejeitado pelo Senado em março último.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/MAR/DD 09junho20