Agência Panafricana de Notícias

Redução de taxa de franco CFA benéfica para desenvolvimento de países da zona, diz estudo

Paris, França (PANA) – A Fundação Internacional para os Estudos sobre o Desenvolvimento Internacional (FERDI) considera que uma reforma do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), baseada na redução da sua taxa, terá um impacto real sobre o crescimento económico dos países africanos da zona que utilizam franco CFA como moeda comum.

Esta informação consta de um estudo da referida da FERDI a que a PANA teve acesso segunda-feira última em Paris.

A redução da taxa do IVA, atualmente de 19 porcento em média nos países da zona franco, deverá ser acompanhada pelo alargamento da sua matéria coletável, acrescenta o estudo que incentiva os países deste espaço monetário a desenvolverem um mecanismo de controlo da aplicação efetiva das tarifas externas comuns.

O documento aconselha igualmente aos mesmos Estados a concretizarem a integração financeira monetária, reforçando a vigilância multilateral e garantindo a produção de informação macroeconómica fiável.

A zona franco integra os países africanos membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) e os da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

Ela é integrada por 14 países da África Ocidental e do Centro que têm em comum o uso do franco CFA que beneficia duma paridade fixa com o euro.

-0- PANA SEI/AAS/CJB/DD 30out2012