Agência Panafricana de Notícias

Rede de supostos passadores somalís desmantelada na Itália

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Polícia italiana revelou, num relatório endereçado à Agência Europeia de Controlo nas Fronteiras Externas (FRONTEX) e transmitido à imprensa, segunda-feira, a detenção em Catane, na Sicília, de 13 Somalís presumíveis membros duma rede de passadores de refugiados somalís socorridos no mar e transferidos para centros de acolhimento na Itália.

Os criminosos organizavam-se para fazer evadir os refugiados dos centros de acolhimento para os instalar em apartamentos de Catane donde as vítimas apenas podiam ser libertas depois do pagamento dum resgate consequente pelos próximos no estrangeiro contactados pelos membros da rede.

Os criminosos acompanhavam depois os refugiados assim libertos para o destino desejado, nomeadamente, para a Alemanha ou para os países da Europa do Norte.

Desde o encerramento da estrada denominada dos Balkãs depois dum acordo entre a União Europeia e a Turquia, os migrantes, ainda em número crescente, passam pela Líbia donde embarcam em navios de pesca ou barcos pneumaticos para atravessar o Mediterrâneo, perigando as suas vidas, com destino à Europa.

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 16maio2016