Agência Panafricana de Notícias

Recolher obrigatório noturno em Grand Tunis na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Um recolher obrigatório noturno decorre, a partir desta quinta-feira à noite, na região de Grand Tunis, de segunda à sexta-feiras, das 21 às 17 horas, e aos fins de semana, das 19  às cinco horas da manhã, conforme decidiu o Governo tunisino.

Os governadores da região de Grand Tunis (composta por Túnis, Ariana, Ben Arous e Manouba), reuniram-se quarta-feira para tomaram esta decisão, por 15 dias, a fim de limitar a propagação do novo coronavírus (covid- 19), precisou a mesma fonte.

Os mesmos adotaram também outras medidas excecionais, apresentadas ao Ministério do Interior e ao Gabinete do primeiro-ministro.

Os habitantes do Grande Tunis apelaram às populações para evitarem viajar dentro ou fora da região, a menos que seja absolutamente necessário, mas com o uso de máscaras, incluindo em espaços abertos.

Também resolveram pôr à disposição das regiões todos os produtos essenciais e sensíveis, autorizando  atividades das estruturas económicas  mas com a aplicação rigorosa do protocolo sanitário adotado.

As atividades das feiras  semanais foram suspensas bem como a oração coletiva das sextas-feiras, enquanto cafés e restaurantes vão limitar-se  à venda de bebidas e refeições de levar.

Campanhas regulares de limpeza e desinfeção para todos os espaços públicos foram também decididas.

O balanço de quarta-feira, divulgado pelo Ministério da Saúde, marcado pelo registo de dois mil 312 novos casos confirmados de covid-19, foi qualificado por especialistas de "terrível".

A vaga de contaminação pelo coronavírus registou um aumento significativo desde a abertura das fronteiras aéreas e marítimas a 27 de junho último, sem a introdução de medidas restritivas para pessoas que chegam dos países classificados como "seguros" quanto à propagação do vírus mortal.

A esta decisão seguiu-se imediatamente um aumento significativo das infeções, estimadas em mais de 27 mil, contra mil 201 registadas desde março último e durante os três meses de confinamento, informou.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 08outubro2020