Agência Panafricana de Notícias

Receitas da pesca sobem para $ 1 bilião na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O valor das exportações mauritanas de peixes passou de 350 milhões para um bilião de dólares americanos, entre 2008 e 2018, revelou o ministro das Pescas e Economia Marítima, Yahya ould Abd Dayem.

O governante falava terça-feira, em Nouadhibou (norte), na abertura do nono Grupo de Trabalho para a Avaliação dos Stocks Marítimos e Gestão das Capturas, na Zona Económica e Exclusiva (ZEE), organizado pelo Instituto Mauritano de Pesquisas Oceanográficas e Pescas (IMROP).

Ao mesmo tempo, disse, o número dos empregos diretos oferecidos pelo setor das pescas passou de 34 mil para 60 mil.

Enquanto isso, o volume das capturas desembarcadas, como indicador da integração progressiva do setor no tecido económico nacional, passou de 30 mil toneladas para 700 mil toneladas durante o período de referência.

"Tudo isso tornou-se possível graças a uma estratégia nacional eficiente e uma iniciativa adaptada", acrescentou o responsável governamental mauritano.

Sobre os desafios na continuação de uma exploração duradoura dos recursos haliêuticos, Ould Abd Dayem sublinhou as mudanças climáticas, a exploração do petróleo e do gás offshore, atividade a conciliar com a pesca e todas as outras utilizações do litoral.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/IZ 14fev2019