Agência Panafricana de Notícias

Rebelião Azawad representada na Conferência de Entendimento Nacional no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Representantes da Coordenação dos Movimentos de Azawad (CMA), rebelião, estiveram terça-feira presentes na Conferência de Entendimento Nacional, inscrita no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação no Mali iniciada segunda-feira última, soube a PANA de fonte oficial no local.

Após ter boicotado o encontro, a CMA decidiu finalmente participar nele graças à mediação da comunidade internacional, nomeadamente a Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), de acordo com a fonte.

Como pressupostos para tomar parte neste fórum, a rebelião pediu nomeadamente a prorrogação do período de debates, consultas e a elaboração não definitiva de uma carta para a paz.

Constituído por grupos armados tuaregues do norte (independentistas), a CMA é como uma plataforma ou um outro agrupamento armado do norte do Mali, signatário do Acordo para a Paz e Reconciliação no Mali, assinado em maio e junho de 2016.

A oposição política mantém o boicote do encontro alegado a má preparação do mesmo.

A Conferência vai simplesmente elaborar elementos da carta cuja configuração final será objeto de outras reuniões, de acordo com a fonte.

-0- PANA GT/JSG/DD 29mar2017