Agência Panafricana de Notícias

Rebeldes tuaregues atacam localidades no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) – Rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA) atacaram no fim de semana a aldeia de Hombori, situada entre as cidades de Mopti e Gao (norte), a cerca de 900 quilómetros de Bamako, matando o chefe desta aldeia, soube-se esta segunda-feira de fonte segura.

Os assaltantes atacaram igualmente a cidade de Youvarou, na província de Mopti, pilhando os serviços públicos e a brigada da Gendarmaria sem fazer de vítimas.

Desde 17 de janeiro, os rebeldes tuaregues lançaram ataques em várias cidades do norte do Mali, perdendo muitos homens e fazendo várias vítimas no seio das Forças Armadas malianas.

Os soldados malianos estão a combater os rebeldes na zona setentrional do Mali (Tombouctou, Gao e Kidal), quase desértica e que o constitui dois terços do território nacional.

Estes rebeldes apoiados pelo grupo terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico reclamam pela independência da parte setentrional do Mali, zona de predileção de todas as espécies de banditismo, de tráficos de droga e de armas e palco de raptos repetitivos de estrangeiros nomeadamente ocidentais.

A insegurança na faixa sahelo-sariana foi exacerbada nestes últimos dias pela crise líbia.

Vários combatentes líbios de origem maliana regressaram recentemente ao norte do Mali com todos os tipos de armas.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 20fev2012