Agência Panafricana de Notícias

Rebeldes do MEND libertam reféns estrangeiros raptados na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) anunciou quarta-feira ter libertado ilesos seis membros da tripulação do navio transportador de produtos químicos, Sichem Peace, capturados a 5 de Julho corrente na província petrolífera do Delta do Níger.
A tripulação identificada pelo MEND era composta pelo capitão Yuriy Shastim, pelo mecânico-em-chefe Vasvi Bondarkov, pelo seu adjunto Viktor Koshevoy, todos originários da Rússia, bem como pelo aluno oficial Banjit Singh Dhindsa (Índia), Arivando Galima e Tavares Rouirgo (ambos originários das Filipinas).
Numa declaração divulgada terça-feira última via Internet, o MEND afirmou que a libertação destes reféns se segue ao cessar-fogo de 60 dias que o Movimento declarou recente e unilateralmente.
O cessar-fogo foi declarado após um ataque, o primeiro do género fora da província petrolífera do Delta do Níger desde o início da ofensiva armada do MEND em 2006, contra o entreposto de armazenamento de gasóleo importado, o mais importante do país situado em Lagos, a capital económica da Nigéria.
O líder do MEND, Henry Okah, foi recentemente libertado e absolvido das acusações de traição e posse de arma depois de ele ter aceite a proposta de amnistia do Governo Federal Nigeriano.