Agência Panafricana de Notícias

Rapto de mãe de ministra nigeriana das Finanças

Lagos, Nigéria (PANA) - A mãe da ministra das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, foi raptada por desconhecidos armados na sua aldeia natal de Ogwashi-Uku no Estado do Delta, a região petrolífera do país, noticiou segunda-feira a imprensa local.

A professora Kamene Okonjo, de 82 anos, foi raptada domingo por desconhecidos armados a bordo de dois veículos, que atacaram o Palácio do seu marido, o chefe tradicional de Ogwashi-Uku.

Okonjo-Iweala confirmou o rapto da sua mãe num comunicado. "Nesta fase, é difícil dizer se os que estão por detrás deste rapto são os mesmos que ameaçaram a ministra das Finanças nos últimos tempos ou outros elementos hostis. Por enquanto, nenhuma possibilidade pode ser afastada".

"É evidentemente uma situação muito difícil para toda família Okonjo, mas a família espera uma saída feliz e reza com ardor pelo regresso rápido e sem problema da matriarca", indica o comunicado.

A Polícia anunciou a detenção de um homem que teria deixado o Palácio alguns minutos antes do incidente.

Embora o motivo do rapto ainda não seja conhecido, os raptos contra resgate são frequetentes no sudeste da Nigéria e na região do Delta do Níger.

Os raptores atacam geralmente personalidades, nomeadamente políticos e as suas famílias.

Alguns Estados afetados pelo fenómeno votaram leis que impõem a pena de morte para os raptores, mas que são sem efeito.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 10dez2012