Agência Panafricana de Notícias

RDC regista terceiro dia consecconsecutivoutivo sem novo caso de Ébola no Equador

Kinshasa, República Democrática do Congo (PANA) - Nenhum novo caso confirmado de Éola foi registado, de 1 de agosto de 2020 a segunda-feira, 3 de agosto de 2020, na província do Equador, indica o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica desta doença entregue à PANA, em Kinshasa.

Desde a declaração desta 11ª epidemia, a 01 de junho de 2020, o número acumulado de casos é de 73, dos quais 69 confirmados e quatro prováveis. No total, houve 31 mortes, dos quais 27 mortes por casos confirmados e quatro por casos prováveis, bem como 27 vencedores do Ébola (pessoas curadas ou sobreviventes).

A fonte indica também  que 19 mil 214 pessoas foram imunizadas com a vacina rVSV-ZEBOV-GP desde o início da vacinação a 5 de junho de 2020 até 02 de agosto de 2020.

Atualmente, sete zonas de saúde estão afetadas pela epidemia da doença pelo vírus Ebola na província do Equador. Estas são as zonas de saúde de Bikoro, Bolomba, Iboko, Mbandaka, Lotumbe, Wangata e Ingende.

Desde o início da epidemia, o número acumulado de viajantes verificados (medida da temperatura) nos postos de saúde é de 454.004.

Até ao momento, 16 pontos de entrada e controlo de saúde foram estabelecidos na província de Equador para proteger as áreas vizinhas, bem como outras grandes cidades do país e impedir a propagação da epidemia nos países vizinhos.

-0- PANA KON/BEH/MAR/IZ 05agosto2020