Agência Panafricana de Notícias

RDC regista 121 casos de Ébola no Equador

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Cento e 21 casos de Ébola foram notificados, na província congolesa do Equador, desde o início desta epidemia, a 01 de junho de 2020, segundo o Ministério da Saúde.

No seu boletim diário sobre a situação epidemiológica desta doença transmitido sábado, à PANA, em Kinshasa, o Ministério da Saúde refere que se trata de 115 casos confirmados e seis prováveis ​.

De acordo com o boletim, até agora houve 48 mortes (41 por casos confirmados e seis por casos prováveis) e 53 vencedores de Ébola (pessoas  recuperadas).

O relatório  indica igualmente que três novos casos foram confirmados sexta-feira, na província de Equador, dos quais dois, em Lotumbe, e um em Ingende, enquanto um paciente foi curado e teve alta no mesmo dia, no Centro de Tratamento de Ébola (CTE), na zona de saúde de Monieka

A fonte indica também  que 28 mil 12 pessoas foram imunizadas contra o Ébola com a vacina rVSV-ZEBOV-GP, desde o início da vacinação, a 05 de junho de 2020 até.

Atualmente, 12 zonas de saúde estão afetadas pela epidemia do vírus Ébola, na província do Equador.

Estas são as zonas sanitárias de Bikoro, Bolomba, Iboko, Mbandaka, Lotumbe, Wangata, Ingende, Lolango-Mampoko, Lilanga-Bobangi, Monieka, Bolenge e Bomongo.

Il s'agit des zones de santé de Bikoro, de Bolomba, d’Iboko, de Mbandaka, de Lotumbe, de Wangata, d’Ingende, de Lolango-Mampoko, de Lilanga-Bobangi, de Monieka, de Bolenge et de Bomongo.

Cinco novos postos de controlo foram ativados, na zona de saúde de Bomongo. Desde o início da epidemia, o número cumulativo de viajantes verificados (controlo de temperatura) nos postos de controlo de saúde é de um milhão 17mil 608.

Até ao momento, 51 pontos de entrada e de controlo de saúde foram instalados na província do Equador, para proteger as áreas vizinhas, bem como outras grandes cidades do país e para evitar a propagação da epidemia em países vizinhos.

-0- PANA KON/IS/MAR/IZ 13set2020