Agência Panafricana de Notícias

RDC reconhece estatuto de refugiados a Centro-africanosem seu território

Kinshasa , RD Congo (PANA) – O Governo da República Democrática do Congo (RDC) reconhece o estatuto de refugiados aos Centro-africanos que fogem d seu país, na sequência dos acontecimentos graves ocorridos ai, indicou a Representação Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Num comunicado, o ACNUR congratula-se com esta decisão e afirma que a medida foi tomada num contexto de fluxo sem precedentes de refugiados centro-africanos para a RDC.

O fluxo não permite confirmar as cifras avançadas pelas fontes locais, tais como a Direção-Geral da Migração, a sociedade civil e Caritas, que registaram cerca de 25 mil novos refugiados, dos quais13 mil 893 e cerca de cinco mil crianças no norte de Ubangui (província do Equador) e mais de mil 100 na província Oriental (nordeste), especificamente em Ango.

Além destes novos refugiados, assinala-se igualmente a presença de mil 700 refugiados centro-africanos, chegados em várias ondas entre novembro de 2011 e julho de 2012 , fugindo do seu país por causa da insegurança provocada por grupos armados não identificados nas suas localidades de origem.

Estes deslocados estão instalados em várias pequenas localidades congolesas e nas ilhas de Ngele, ao longo do rio Ubangui, nos territórios de Libenge e Bosobolo, distritos do norte e do sul de Ubangui, na província do Equador.

-0- PANA KHO/SSB/FK/DD 17fev2013