Agência Panafricana de Notícias

RDC e RCA criam sistema de controlo contra grupos armados na fronteira comum

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A República Democrática do Congo (RDC) e a República Centroafricana (RCA) criarão um sistema de controlo para fazerem face ao ativismo de grupos armados ao longo da fronteira comum, soube a PANA de fonte oficial em Kinshasa.

A decisão foi tomada quarta-feira última na capital congolesa durante uma audiência concedida à ministra centroafricana da Defesa, Marie Noelle Koyara, pelo primeiro ministro congolês, Sylvestre Ilunga Ilukamba, afirmou o serviço de comunicação da Presidência da República da RD Congo.

"O objetivo é assegurar as populações destes dois países irmãos, chamados à coexistirem de maneira pacífica", disse Koyara, que chefiou uma forte delegação de oficiais militares do seu país.

A governante centroafricana aproveitou a oportunidade para agradecer à República Democrática do Congo por ter posto à disposição da sub-região e, mesmo, além-fronteiras, o Colégio de Estudos Superiores em Estratégia e Defesa (CHESD), que formam oficiais em principais estratégias.

Estas estratégias permitirão, a seu ver,  construir um núcleo importante de estratégia para assegurar a África Central.

Esta visita, iniciada segunda-feira última à RD Congo, faz parte do reforço da segurança entre os dois países, com vista a encontrar formas e meios de acabar com a existência de grupos armados Seleka (com predominância muçulmana) e Anti-Balaka (cristãos), segundo a ministra centroafricana da Defesa.

Marie Noëlle Koyara é a primeira mulher ministra da Defesa da RCA desde a independência deste  país em 1960.

Ela já foi ministra várias vezes sob o comando de François Bozizé (Presidente centroafricano de 2003 a 2013), Michel Djotodia (Presidente da transição de 18 de agosto de 2013 – 10 de janeiro de 2014) e Catherine Samba Panza (Presidente interina da RCA, de 2014 a 2016).

Também serviu como representante da Organização das Nações unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Burkina Faso e na Côte d’Ivoire.

-0- PANA KON/DIM/DD 26fev2020