Agência Panafricana de Notícias

RD Congo realiza inquérito sobre vala comum

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Procurador-Geral da República, Flory Kabange Numbi, informou-se quinta-feira dos primeiros elementos do inquérito realizado sobre a vala comum situada na periféria de Kinshasa e na qual foram enterrados 421 corpos, declarou o comandante-geral da Polícia Nacional Congolesa (PNC), comissário Charles Bisengimana, no termo duma sessão de trabalho na qual participaram os serviços de segurança da RD Congo.

Segundo Bisengimana, o gabinete conjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos foi associado a este inquérito e na visita no terreno.

Este procedimento, acrescentou, está conforme com a lei porque permite ao Procurador-Geral da República informar-se sobre o dossiê, diligenciar um inquérito e proceder a audições de todo serviço ou pessoa interveniente na operação de enterro.

Ele afirmou que, até agora, disposições foram tomadas para proteger o local da vala comum enquanto se espera pelo inquérito que será ordenado pelo Procurador-Geral da República.

O comissário Bisengimana disse que 421 indigentes foram indigentes foram enterrados a 19 de março passado de manhã no cemitério de "Fula Fula", situado no distrito urbano rural de Maluku, em conformidade com as disposições legais da autoridade urbana de que depende a competência.

-0- PANA KON/BEH/MAR/TON 10abril2015