Agência Panafricana de Notícias

Quenianos chamados a apoiar Comissão Eleitoral na organização de presidenciais no Quénia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) lançou esta quarta-feira um apelo a todas as partes interessadas para apoiar a Comissão Eleitoral do Quénia, para as novas eleições presidenciais fixadas para 26 de outubro corrente, segundo um comunicado do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) transmitido à imprensa.

Neste comunicado, a UE indica acompanhar de perto os novos desenvolvimentos no Quénia, a montante das novas eleições na sequência da invalidação pelo Supremo Tribunal dos resultados do escrutínio de 8 de agosto último.

A UE considera « crucial » que todos os atores políticos respeitem a independência da Comissão Eleitoral na organização das novas eleições e que todas as partes colaborem seriamente com a Comissão Eleitoral dialogando sobre o processo, os processos e apoiando os trabalhos.

Embora a sua vitória eleitoral tenha sido invalidada, o Presidente cessante, Uhuru Kenyatta, continua a ser candidato às próximas presidenciais mesmo se o seu adversário, Raila Odinga, decidiu retirar-se da corrida.

-0 PANA AK/BEH/IBA/FK/DD 12out2017