Agência Panafricana de Notícias

Quénia solidariza-se com Burundi pela morte do Presidente Nkurunziza

Nairobi, Quénia (PANA) – O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, apresentou terça-feira as suas condolências ao Burundi, pela morte do seu Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, na sequência de uma parada cardíaca, alguns meses antes da sua saída do poder.

"Soube com grande tristeza da morte de sua Excelência Pierre Nkurunziza, Presidente da República do Burundi”, escreveu Kenyatta num comunicado divulgado terça-feira.

De acordo com a Constituição do Burundi, o presidente da Assembleia Nacional, Pascal Nyabenda, deve suceder-lhe como Presidente interino até agosto próximo, com o emposse do novo Presidente eleito, Evariste Ndayishimiye.

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, declarou ter tomado nota da publicação, a  4 de junho de 2020, dos resultados finais das eleições presidenciais de 20 de maio de 2020, no Burundi.

Faki instou os atores políticos e sociais do Burundi a dialogar e a tomar em conta o superior interesse do país.

O chefe de Estado cessante começou a sentir-se mal, na noite de sábado, 06, depois de passar o dia a assistir a um jogo de voleibol, em Ngozi.

Faleceu no hospital depois de várias tentativas dos médicos para o reanimar, segundo um comunicado do Governo.

"Compartilhamos a dor desta perda. Choramos, com os nossos irmãos e irmãs do Burundi, a morte de um ator regional experiente que serviu o seu país com paixão como chefe de Estado e de Governo e trabalhou incansavelmente pela paz e estabilidade de seu povo, do seu país e  da região dos Grandes Lagos.

"As nossas orações vão ao povo do Burundi nesses tempos de imensa tristeza”, escreveu o Presidente Kenyatta.

De acordo com o chefe de Estado queniano, a morte do Presidente Nkurunziza é uma grande perda para a região da África Oriental "que sentirá fortemente a sua falta enquanto líder".

Segundo Kenyatta, o Presidente Nkurunziza era "um líder excecional em vários sentidos".

"Era um homem corajoso que nunca teve medo de lutar pelo que acreditava ser justo e estava sempre pronto para fazer a paz, quando o momento chegasse", disse.

A sua perseverança e determinação ajudaram-no a seguir a sua visão de tornar o Burundi num país estável e pacífico.

“Na sua vida, o Presidente Nkurunziza fez valiosas contribuições para o bem-estar do povo do Burundi e da região da África Oriental. Portanto, ao prestarmos homenagem a ele, celebramos a sua vida e homenageamos-lhe pelas suas realizações ”, concluiu Kenyatta.

-0- PANA AO/RA/NFB/JSG/MAR/IZ 10junho2020