Agência Panafricana de Notícias

Quénia lança inscrição no ficheiro eleitoral electrónico

Nairobi- Quénia (PANA) -- O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, inaugurou o ficheiro eleitoral electrónico, inscrevendo-se como eleitor neste sistema de referência destinado a lutar contra as fraudes nas próximas eleições.
Odinga, que liderou o Movimento Democrático Laranja (OMD, oposição) durante as eleições presidenciais de 2007, saudou a introdução do ficheiro eleitoral electrónico como sendo uma etapa histórica que deverá levar o Quénia a evitar que as eleições sejam manipuladas, como foi o caso durante as precedentes eleições que conduziram ao caos.
A Comissão Eleitoral Independente Interina Queniana (IIEC) lançou a operação de inscrição electrónica dos eleitores cujo objectivo é atingir um milhão 800 mil eleitores.
O presidente da IIEC, Issac Hassan, indicou que o lançamento da inscrição no ficheiro eleitoral electrónico permitirá detectar as falhas presentes no antigo ficheiro eleitoral e corrigi-las.
Ele deplorou que o Quénia seja um dos raros países democráticos no mundo sem ficheiro electrónico fiável na sequência da dissolução da Comissão Eleitoral Queniana (ECK), após as eleições presidenciais contestadas de 2007.
O ficheiro eleitoral electrónico foi lançado em 18 circunscrições eleitorais do Quénia.