Agência Panafricana de Notícias

Quénia identifica adolescente responsável por piratagem da conta Twitter do Exército

Nairobi, Quénia (PANA) – Os serviços de segurança quenianos identificaram o adolescente Manuel Herrera, originário da América Latina, como sendo um dos piratas eventuais das contas Twitter do Exército e do Vice-Presidente, William Ruto.

Segundo um comunicado citado por um jornal local este fim de semana, Herrera figura entre os membros do grupo de hackers da América Latina, Anonymous, que pirateou a conta Twitter das Forças de Defesa do Quénia (KDF) e do Vice-Presidente.

O jornal « Nairobian », publicado pelo Grupo Standard citando o porta-voz do Exército, major Emmanuel Chirchir, cuja conta Twitter foi igualmente pirateada, indicou que o Anonymous dispõe certamente duma sucursal no Quénia.

Os sites Internet do Governo do Quénia, incluindo os dos Ministérios das Finanças e da Imigração foram igualmente desfigurados nos ciberataques que se seguiram.

Numa das piratagens, ocorrida a 21 de junho último, o Anonymous questionava a utilização pelo Exército queniano de recursos públicos para comprar armas para a sua operação militar na Somália, atualmente sob o comando da Missão da União Africana (AMISOM).

O Grupo utilizou igualmente as contas das KDF para zombar o sistema "corrupto, da impunidade e da insegurança" no Quénia.

« O Ministério queniano da Defesa tem uma nova direção” , declarou na altura o grupo Anonymous, conhecido pela piratagem de várias contas no mundo.

-0- PANA AO /VAO/AKA/BEH/IBA/FK/IZ 10ago2014