Agência Panafricana de Notícias

Quénia equipa Exército contra terrorismo

Nairobi, Quénia (PANA) – O Quénia aumentou os impostos com vista a mobilizar 21 milhões e 800 mil dólares americanos necessários para reforçar o Exército na luta contra o terrorismo com a aquisição de material e a instauração dum plano de segurança no seu programa orçamental de 2015 a 2016 publicado quinta-feira.

O ministro queniano do Orçamento, Henry Rotich, prometeu uma «resposta rápida e intransigente » aos ataques terroristas repetitivos no território queniano durante os últimos meses, afirmando que o seu plano financeiro visa aumentar os investimentos em matéria de segurança para acelerar o crescimento económico.

« Estes ataques terroristas afetaram a atração que constituíam o nosso país e os nossos esforços para atrair investimentos estrangeiros », declarou Henry Rotich aos parlamentares quando defendia o seu orçamento.

Ele esteve no Parlamento para submeter o relatório pouco após uma sessão agitada que rejeitou uma proposta do Presidente Uhuru Kenyatta relativa a uma nomeação para um alto posto no seio do Governo.

Monica Juma, principal secretária do Ministério do Interior, que era pressentida para ocupar o posto importante de secretária do Governo, um cargo que coordena e controla o funcionamento das principais agências de segurança, foi rejeitada por « ter insultado os parlamentares no seu posto atual ».

O ministro do Orçamento declarou que as medidas de luta contra o terrorismo que serão financiadas pela nova dotação no setor da segurança vão ajudar a « criar um ritmo de crescimento económico » e a combater a insegurança prevalecente no país.

-0- PANA AO/AR/ASA/TBM/SOC/FK/TON 12junho2015