Agência Panafricana de Notícias

Quénia e Somalilândia abrem conversações bilaterais

Nairobi, Quénia (PANA) - O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, encontrou-se com o Presidente da Somalilândia, Muse Bihi Abdi, que se encontra de visita a Nairobi, para conversações bilaterais que deverão prosseguir na terça-feira, disse um porta-voz do Presidente. 

As discussões no Palácio Presidencial, em Nairobi, entre o lado queniano e a delegação da Somalilândia, centraram-se em questões de interesse mútuo, disse o porta-voz do Presidente, Kanze Dena.

"Durante a reunião, os dois líderes iniciaram discussões sobre uma série de questões de interesse mútuo entre o Quénia e a Somalilândia. Espera-se que as duas delegações se encontrem de novo amanhã, terça-feira, para finalizar as discussões", disse Dena.

O Presidente Abdi da Somalilândia, um Estado autoproclamado que é considerado parte da Somália, chegou a Nairobi no domingo para uma visita oficial de três dias.

As conversações entre a Somalilândia e o Quénia surgem num momento crucial das relações entre  o Quénia e a Somália, na sequência da recente decisão de Mogadíscio de expulsar o embaixador queniano na Somália.

A Somália acusa Nairobi de interferência nos seus assuntos internos.

Mogadíscio afirma que o Quénia interferiu nas eleições regionais no Estado de Jubaland.

-0- PANA AO/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 14ez2020