Agência Panafricana de Notícias

Quénia e Qatar criam Centro Financeiro de Nairobi

Nairobi, Quénia (PANA) – Os Governos do Quénia e do Qatar assinaram um Memorando de Entendimento para criar o Centro Financeiro Internacional de Nairobi (NFIC, sigla em inglês), anunciou esta quarta-feira o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional num comunicado transmitido à PANA.

O Memorando foi rubricado pelo secreterário queniano para o Tesouro, Henry Rotich, e pelo ministro das Finanças do Qatar, Ali Sheriff Emadi, à margem do lançamento, terça-feira, dum banco de compensação para as transações em renmimbi em Doha, no Qatar, refere a nota.

Este banco de compensação para as transações em renmimbi é o primeiro criado na região do Médio Oriente e África do Norte.

O governador do Banco Central do Qatar, que é igualmente o presidente da Autoridade do Centro Financeiro do Qatar, ofereceu a assistência técnica para apoiar a criação do NIFC.

Uma equipa de peritos da Autoridade Financeira do Qatar está a trabalhar desde 2012 com os responsáveis do Tesouro queniano para a abertura do NIFC, que representa um dos principais projetos da Visão de 2030 do Quénia.

O NIFC deverá ser lançado nos próximos meses.

-0- PANA DJ/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 15abril2015