Agência Panafricana de Notícias

Quénia e Argélia rubricam dois acordos de cooperação

Nairobi, Quénia (PANA) – O Quénia e a Argélia assinaram dois acordos de cooperação e de consulta política, declarou o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros.

Os acordos foram rubricados durante uma cerimónia presidida por altos diplomatas dois dois países, nomeadamente a secretária queniana do Governo, Amina Mohamed, e o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra.

Os dois países decidiram igualmente criar uma Comissão Mista de Cooperação.

Falando após a assinatura do acordo, Amina Mohamed saudou as relações bilaterais entre a Argélia e o Quénia, afirmando que elas deverão ser consolidadas e reforçadas para o benefício dos dois povos.

« Nós cooperámos bem no passado com a União Africana (UA) e as Nações Unidas. Devemos agora passar para a etapa seguinte e aproximar os nossos povos cada vez mais através do comércio, do turismo e das trocas culturais”, declarou a governante queniana.

Ela acrescentou que as possibilidades de trocas comerciais são numerosas, sobretudo no que diz respeito ao café e ao chá que não foram totalmente explorados. Atualmente, a Argélia importa café da Colômbia e chá do Oriente.

Amina Mohamed disse que os dois acordos representam um instrumento sólido para erguer as relações bilaterais ao mais alto nível e constituem uma primeira etapa no seu reforço e na sua consolidação.

Ela anunciou que o Presidente Uhuru Kenyatta visitará a Argélia no início do próximo ano a convite do seu homólogo argelino, Abdelaziz Bouteflika.

Por sua vez, Ramtane Lamamra declarou que o seu país se congratulava com o facto de trabalhar em estreita colaboração com o Quénia, visto que os dois países partilham experiências históricas similares.

« A Argélia e o Quénia combateram durante guerras sangrentas pela independência. Registámos recentemente dificuldades similares com o terrorismo e a insegurança geral », sublinhou.

O chefe da diplomacia argelina afirmou que o seu país espera aprender muitas coisas com o Quénia sobre o desenvolvimento de bons produtos turísticos que a Argélia pretende criar pela primeira vez.

-0- PANA DJ/SEG/AKA/IS/FK/TON 13nov2014