Agência Panafricana de Notícias

Quénia convoca embaixador belga após problema de visto para Cimeira UE-África

Nairobi, Quéni a (PANA) - O Quénia convocou o embaixador da Bélgica, Bart Ouvry, depois de um problema de visto escapar impedir o Presidente Uhuru Kenyatta de participar na Cimeira União Europeia (UE)-África, anunciou o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros.

O Presidente Kenyatta preparava-se para participar na Cimeira UE-África que vai decorrer de 2 e 3 de abril em Bruxelas quando o pedido de visto do seu chefe de segurança foi rejeitado.

As circunstâncias da recusa do visto não foram esclarecidas, mas o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros declarou que intervenções de "última hora" de responsáveis quenianos e belgas permitiram resolver a situação.

"O embaixador do Reino da Bélgica foi convocado no Ministério para receber uma nota de protesto oficial", declarou o primeiro secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros Karanja Kibicho, citado num comunicado.

O Presidente Kenyatta reconsiderou a sua decisão de anular a sua participação na Cimeira, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que o Governo queniano deplora esta "tendência de medidas negativas" em relação aos delegados africanos.

A Presidência anulou a viagem depois da rejeição de visto de entrada para Europa do chefe da egurança do Presidente Kenyatta.

"É deplorável que esta Cimeira seja marcada por várias decisões infelizes tomadas pela UE para decidir a composição das delegações africanas, até recusando convidar alguns chefes de Estado africanos em função", deplorou Kibicho.

O Quénia acusa a UE de tentar ditar as exigências de segurança a observar pelos líderes africanos que participam na Cimeira.

-0- PANA AO/MA/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 02abril2014