Agência Panafricana de Notícias

Quénia condena ataque terrorista contra complexo da ONU na Somália

Nairobi, Quénia (PANA) - O Quénia condenou firmemente o atentado terrorista perpetrado quarta-feira no complexo das Nações Unidas para as atividades humanitárias e desenvolvimento em Mogadíscio, na Somália.

Num comunicado divulgado quinta-feira pelo seu Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Quénia indica que o ataque flagrante e cruel em que pelo menos 15 pessoas perderam a vida "é inaceitável e deve ser condenado por todas as nações amantes da paz".

"O Governo está extremamente consternado pela morte de um membro do pessoal das Nações Unidas de nacionalidade queniana no ataque. Já estamos em contacto com a Missão das Nações Unidas em Nairobi e em Mogadíscio para obtermos mais pormenores sobre o evento trágico e triste", sublinha o comunicado.

No mesmo documento, o Quénia endereça as suas condolências às Nações Unidas, às famílias das vítimas e aos países enlutados por este "ataque odioso".

No seu entender, este último ataque terrorista contra pessoas envolvidas nos esforços de paz e de reconstrução da Somália, "testemunha o ódio e a fúria com que a Al Shabaab (grupo islamita terrorista) e outros bandos terroristas se opõem à paz e à segurança na Somália e na região".

Felicitou no entanto as forças de segurança governamentais somalís e a Missão da União Africana na Somália (AMISOM) pela reação rápida e forte aos ataques.

-0- PANA PR/SEG/AKA/TBM/IBA/MAR/IZ 20junho2013