Agência Panafricana de Notícias

Quénia asssina acordo de construção de central de carvão com empresa Daewoo

Nairobi, Quénia (PANA) – A empresa coreana Daewoo assinou um acordo com a Sociedade Nacional de Eletricidade do Quénia (KENGEN) para a construção de uma central térmica apresentada como a maior da região, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro queniano, Raila Odinga.

Odinga, que se encontra desde domingo em Seul, capital da Coreia do Sul, assinou um acordo entre a Daewoo International e a KENGEN, antes de declarar que as obras de construção desta central de carvão, estimadas em um bilião 300 milhões de dólares americanos, deverão iniciar-se brevemente no condado de Kilifi, na região costeira.

A Daewoo colocará à disposição da fábrica duas turbinas que produzem cada uma 300 megawatts. O Quénia possui até agora uma capacidade energética instalada de 1,215 megawatts.

«O Governo identificou a produção de energia a partir de um carvão próprio como um dos principais projetos para o alcance da Visão 2030 », sublinhou o primeiro-ministro.

Raila Odinga deve encontrar-se com o seu homólogo coreano, Kim Jwang-Sik, durante a sua visita, para promover o reforço da colaboração entre o Quénia e a Coreia do Sul.

-0- PANA AO/SEG/NFB/TBM/FK/IZ 19nov2012