Agência Panafricana de Notícias

Quénia acolhe cimeira da União Africana sobre Infraestruturas

Nairobi, Quénia (PANA) - O Quénia acolhe, de 28 de fevereiro a 02 de março, a sétima sessão de uma cimeira da União Africana (UA) dedicada ao crescimento das infraestruturas regionais e continentais, soube-se de fonte oficial.

Uma declaração do gabinete do Presidente Uhuru Kenyatta diz que o Programa da UA para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África (PIDA) visa assegurar o crescimento contínuo das infraestruturas.

O PIDA, que abrange a aviação, os portos, as estradas e as autoestradas e ligações ferroviárias a todas as capitais africanas, prevê realizar a sua semana anual em Nairobi.

O Presidente Kenyatta, que também é membro do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), disse que a semana do PIDA proporciona às partes interessadas uma oportunidade de rever e refletir sobre os progressos realizados na implementação de programas de infraestruturas no continente.

Kenyatta, que discursou na 39ª sessão do Comité de Orientação de Chefes de Estado e Governo da NEPAD, afirmou que o Quénia estava pronto para acolher a Cimeira das Infraestrutura em Nairobi.

Vários líderes africanos intervieram na reunião, incluindo o Presidente Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, atual presidente da União Africana.

O Presidente Paul Kagame, do Rwanda, também participou na reunião e à qual presidiu.

Kenyatta salientou que o encontro de Nairobi sobre infraestrutura também permitirá aos participantes discutir sobre formas de superar desafios, compartilhar lições e apresentar possíveis soluções destinadas a melhorar o desenvolvimento de infraestruturas no continente.

Ele acrescentou que, durante a semana do PIDA, o Quénia apresentará os seus projetos de desenvolvimento de infraestrutura no país, para além do Programa do Corredor de Transporte do Porto de Lamu, Sudão do Sul, Etiópia (LAPSSET).

Kenyatta também felicitou o diretor-geral cessante, Ibrahim Mayaki, por conduzir a AUDA-NEPAD a um maior sucesso.

Durante a reunião, foi acordado que o atual gabinete da NEPAD permaneceria em funções por um ano sob a liderança do Presidente Kagamé.

O líder queniano apreciou o apoio prestado ao seu país pelos Estados-membros da AUDA-NEPAD e exprimiu orgulho pela contribuição substancial do Quénia para as realizações da organização, nos últimos 10 anos.

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, também discursou na reunião que discutiu sobre o Relatório de Atividades AUDA-NEPAD 2021, entre outros assuntos

A AUDA-NEPAD é uma agência de desenvolvimento da União Africana criada para coordenar e executar projetos prioritários de desenvolvimento regional e continental para a realização acelerada da Agenda 2063, que é a visão e plano de ação de África.

-0- PANA AO/RA/BAI/IS/MAR/IZ 07fev2022