Agência Panafricana de Notícias

Quénia acolhe 29ª sessão do Comité Executivo de Cidades e Governos de África

Cotonou, Benin (PANA) - A localidade de Kisumu, no Quénia, acolhe, este sábado, a 29ª sessão ordinária do comité executivo de Cidades e Governos Locais Unidos  de África (CGLU África), soube-se esta sexta-feira de fonte autorizada.

Esta sessão será dedicada principalmente à aprovação das contas de 2022 da organização e à revisão da implementação do plano de ação de 2023, em linha com a estratégia de desenvolvimento 2021-2030 da CGLU África , também conhecido como Programa de Governação, Defesa, para um Desenvolvimento Descentralizado em África (GADDEPA 2.0).

Como prelúdio para a sessão do comitê executivo, um ateliê está  organizado hoje com o Banco Africano de Exportação-Importação  (Afreximbank) na Rede de Governos Subsoberanos Africanos (AfSNET).

Após a sua participação na 29ª sessão, os membros do Comité Executivo da CGLU África vão participar na Assembleia Geral UN-Habitat agendada para 5 e 9 de Junho em Nairobi.

A Comissão Executiva da CGLU África é, recorda-se, o órgão responsável pela direcção política da organização.

É composto por 18 membros, sendo 15 membros eleitos pela Assembleia Geral da CGLU África (3 para cada uma das 5 regiões de África), e 3 membros ex-officio, nomeadamente, a Presidente da Rede de Mulheres Localmente Eleitas de África ( REFELA), que é o Comitê Permanente para a Igualdade de Gênero da CGLU África; o Presidente do Fórum das Regiões Africanas (FORAF); e o Presidente da Rede dos Jovens Vereadores Africanos (YELO).

 

 -0- PANA IT/JSG/MAR 02Junho2023