Agência Panafricana de Notícias

Queixosos têm até este 19 setembro para interporem recursos contra resultados eleitorais

Túnis, Tunísia (PANA) – A última data para o depósito dos recursos relativos aos resultados provisórios das eleições presidenciais antecipadas de 15 de setembro corrente na Tunísia está marcada para esta quinta-feira, 19 de setembro, anunciou a Instância Superior Independente para as Eleições (ISIE).

A ISIE  afirmou, num comunicado, aos candidatos que o depósito dos recursos se faz junto das Câmaras de Apelação do Tribunal Administrativo.

Frisou que os recursos devem ser motivados e comportar os nomes dos queixosos, seus assentos e uma breve exposição dos factos.

A ISIE anunciou, terça-feira, os resultados provisórios da primeira volta das eleições presidenciais de 15 de setembro que garantem a qualificação para a segunda volta aos candidatos independente, Kais Saied (18,4 por cento dos votos)  e do partido “Kalb Tounes”, de Nabil Karoui (15,58 por cento), refere-se.

Posicionado no terceiro lugar, o  Movimento Ennahda (islamita) garantiu, quarta-feira, que ele anunciará o seu candidato na segunda volta após uma reunião do seu conselho de Choura (Base).

O seu porta-voz, Oussama Sghir já afirmou que “Kais Saied será o candidato de Ennahda na segunda volta”.

Interrogado sobre se esta escolha é a sua posição pessoal ou a do Movimento Ennahda, ele respondeu que se trata de uma posição da maioria no seio do movimento.

A escolha foi objeto de trocas de opiniões durante reuniões diárias do partido, realizadas após a publicação dos resultados provisórios.

-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 18set2019