Agência Panafricana de Notícias

Queixa da Líbia contra petroleiro arvorando pavilhão indiano

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia pede ao Comité de Sanções do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar na lista negra um navio com a bandeira indiana, que transportou terça-feira última, um primeiro carregamento de petróleo exportado para Malta pelo Governo interino líbio de Beidha (leste líbio).

Esta queixa foi formulada terça-feira última pelo representante da Líbia junto da ONU, Ibrahim al-Dabbachi.

O embaixador líbio indicou ter pedido a classificação deste navio no âmbito da décima primeira alínea da Resolução 2145 do CS da ONU, durante um encontro com membros duma missão indiana aos quais entregou uma cópia da queixa apresentada ao Comité de Sanções.

De facto, o primeiro petroleiro carregado de crude deixou, terça-feira última, o terminal petroleiro de al-Harriga, no leste líbio, sob o controlo da Companhia Nacional de Petróleo em Benghazi, no nordeste do país.

A Líbia está confrontada, há vários meses, a uma crise política e de segurança resultante da existência de dois Parlamentos e dois Governos paralelos com suas respetivas instituições financeiras.

No entanto, desde a assinatura do Acordo Político, a 17 de dezembro de 2015 em Shikrat, em Marrocos, a Líbia possui três Governos, dos quais apenas um, o Governo de União Nacional, fruto deste acordo, é reconhecido pela comunidade internacional.

-0- PANA BY/BEH/IBA/CJB/DD 28abr2016