Agência Panafricana de Notícias

Quatro soldados mortos em confrontos com Boko Haram no nordeste da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Quatro soldados do Exército nigeriano pereceram sexta-feira em explosões de explosivos durante operações de limpeza contra terroristas de Boko Haram em Buni Yadi, no nordeste da Nigéria, anunciou o próprio Exército.

As tropas nigerianas também descobriram uma fábrica de bombas pertencente a insurgentes desta seita islamita nigeriana, informou o porta-voz da Defesa, o major-general Chris Olukolade.

Declarou que as tropas procederam ao "cerco e busca" nesta cidade situada numa zona administrada pelo Governo local nigeriano, onde foram descobertas bombas e engenhos explosivos geralmente usados por kamikazes.

Os terroristas foram expulsos de Buni Yadi depois de um ataque militar realizado sábado último, disse o major-general Olukolade.

Afirmou que o progresso das tropas nigerianas foi retardada por estes engenhos explosivos colocados ao longo da autoestrada conducente a Buni Yadi., ao longo da qual perderam a vida os quatro soldados no quadro da operação de limpeza contra terroristas nesta urbe.

Indicou que, enquanto as tropas se esforçavam para evacuar alguns dos objetos encontrados na fábrica de bombas, verificou-se que, "na maioria dos ataques de grande envergadura realizados pelo grupo terrorista, foram usadas bombas fabricadas nesta fábrica".

-0- PANA MON / MA/MTA/TBM/DIM/DD 14março2015