Agência Panafricana de Notícias

Quatro soldados malianos mortos em ataque no nordeste do país

Bamako, Mali (PANA) – Quatro soldados malianos foram mortos e oito outros ficaram feridos, domingo, num ataque terrorista contra o posto das Forças Armadas em Bambara-Maoudé, na região de Tombouctou, no nordeste do país, anuncia um comunicado governamental transmitido segunda-feira à PANA, em Bamako.

O ataque provocou igualmente elevados danos materiais.

No seu comunicado, o Governo maliano constata que, apesar da vontade das mais altas autoridades do país de privilegiar a via do diálogo para o regresso definitivo da paz e a preservação das vidas humanas, os ataques terroristas multiplicam-se, ocasionando a morte de civis inocentes e elementos das forças de defesa e segurança.

Igualmente apelou para a vigilância e a cooperação de todos ao lado das forças armadas malianas para a defesa da pátria.

Há alguns dias, o Governo maliano decidiu dialogar com os chefes djihadistas malianos, Amadou Koufa, da Katiba do Macina, e Yad Ag Rhaly, de Ansardine, que estão na origem da maioria dos ataques mortíferos, no Mali.

Este diálogo com os djihadistas é uma das recomendações fortes do Diálogo Nacional Inclusivo que agrupou, de 14 a 22 de dezembro último, todas as sensibilidades do Mali, para encontrar uma solução à crise multiforme (de segurança, institucional e económica) que atravessa o país.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 25fev2020