Agência Panafricana de Notícias

Quatro quilos de heroína e 400 de haxixe confiscados na Líbia

Trippoli- Líbia (PANA) -- Um total de quatro quilogramas de heroína e 400 quilogramas de haxixe foram apreendidos pela Brigada Líbia de Luta contra os Estupefacientes e Produtos Psicotrópicos, anunciou sábado a Direção Geral das Relações e Cooperação do Comité Popular Geral Líbio (Ministério) da Segurança Pública.
A mesma fonte indicou que esta quantidade de estupefacientes estava nas mãos dum bando de traficantes que se dedicam ao comércio e à importação de estupefacientes no país.
Cerca de 320 quilograms de heroínas, 10 mil tonelas de haxixe, 41 quilogramas de cocaína e cinco milhões 621 mil 493 comprimidos e substâncias psicotrópicas foram confiscados entre 2000 e 2009 pelos Serviços Líbios de Luta contra os Estupefacientes.
A tomada de estupefacientes por injeção continua a ser, lembre-se, a principal fonte de contaminação do HIV/Sida na Líbia, e representa uma taxa que oscila entre 50 e 80 porcento dos novos casos de sida registados no país.
A Líbia possui, segundo as estatísticas de 2010, cerca de 11 mil 152 pessoas infetadas pelo VIH/Sida, ou seja uma taxa de prevalência de 0,13 porcento.