Agência Panafricana de Notícias

Quatro pescadores santomenses desaparecidos no alto mar

São Tomé São Tomé e Príncipe (PANA) - Quatro pescadores santomenses da região centro-norte de São Tomé continuam desaparecidos no alto mar, e as autoridades do arquipélago ainda não obtiveram nenhum sinal, soube-se de fonte oficial terça-feira, em São Tomé.

Segundo o responsável dos serviços da Capitania dos Portos de São Tomé, Rui Vera Cruz, os pescadores ainda não foram encontrados, apesar de um SOS lançado pelo Centro de Navegação do Gana.

Os pescadores desaparecidos são oriundos das zonas centro e norte de São Tomé, e o aviso do seu desaparecimento foi feito pelos seus próprios familiares.

Rui Vera Cruz desaconselhou os pescadores de se deslocarem para muito longe devido ao período da maré alta e fortes correntes registados neste período da garvana.

Este responsável disse que o resgate dos pescadores desaparecidos nos países vizinhos tem sido muito oneroso para os cofres do Estado, mas anunciou a propósito que demarches estão em curso para o transporte de dois pescadores que se perderam e foram parar à Nigéria.

No último domingo, por volta das 15:00 horas (TMG), oito pescadores que se encontravam à deriva no alto mar havia uma semana foram resgatados por um atuneiro, depois da comunicação do Centro de Navegação do Gana.

A sua embarcação saía da ilha do Príncipe com destino a São Tomé quando sofreu uma avaria.

-0- PANA RMG/IZ 23junho2015