Agência Panafricana de Notícias

Quatro militares malianos mortos em ataque de homens armados

Bamako, Mali (PANA) – Quatro militares malianos morreram domingo num ataque perpetrado por homens armados não identificados contra o campo militar de Ménaka, a 400 quilómetros de Gao, norte do Mali, soube a PANA de fonte de segurança.

Os assaltantes que chegaram de moto e de carros a Ménaka, cidade fronteiriça com o Níger, lançaram foguetes contra o campo militar, sem poder penetrar nele, matando quatro militares, de acordo com a mesma fonte, que acrescenta que vários helicópteros da força francesa Barkane sobrevoavam domingo esta zona.

No sábado passado, 14 soldados morreram e 18 outros ficaram feridos num outro ataque perpetrado por homens fortemente armados contra um quartel em Soumpi, no círculo de Niafunké, na província de Tombouctou (nordeste), segundo um balanço estabelecido pelo Exército maliano, que dá igualmente conta de 30 civis mortos pelos assaltantes.

Na quinta-feira passada, um carro de feirantes, a caminho do mercado semanal de Boni, na localidade de Douentza, província de Mopti (centro), acionou uma mina , matando os seus 26 ocupantes compostos de comerciantes malianos e burkinabes, dos quais várias mulheres e crianças.

Nenhum destes ataques foi reivindicado.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 29jan2018