Agência Panafricana de Notícias

Quatro corpos sem vida encontrados ao largo da ilha cabo-verdiana do Sal

Praia, Cabo Verde (PANA) – Quatro corpos sem vida foram encontrados quinta-feira a flutuarem ao largo da ilha cabo-verdiana do Sal, anunciaram autoridades policiais e da proteção civil.

Os corpos em apreço parecem os de 66 ocupantes de uma embarcação que deu à costa na do Sal, domingo último, segundo os mesmos elementos que estão a participar numa operação de busca e salvamento, relacionada com o sinistro.

Segundo informações avançadas pela Radio de Cabo Verde (RCV), o alerta da presença dos corpos no mar foi dado por trabalhadores de uma pedreira na zona de Água Toste.

Os corpos foram levantados por autoridades que pensam na possibilidade de haver ainda mais cadáveres à deriva nas imediações da costa do Sal.

Daí elas terem retomado na manhão da quinta-feira última, as buscas suspensas na tarde du dia anterior.

Domingo último, por volta das 22 horas locais, uma piroga deu à costa na ilha do Sal com 66 emigrantes a bordo, que serão resgatados, graças à coragem de  alguns que nadaram até à costa para pedirem apoio.

Entretanto, depois de resgatados, um dos náufragos sucumbiu aos  seus ferimentos, já num hospital da ilha.

Têm sido frequentes cenários de embarcações do género encalhadas nas costas das ilhas cabo-verdianas, refere-se-

O mais recente caso remonta a setembro último, quando uma piroga foi descoberta com cinco cadáveres em "avançado estado de decomposição" a bordo, ao largo da costa da ilha do Sal.

Não foi especificada, na altura, a  origem da embarcação.

Para autoridades cabo-verdianas, são pessoas que se aventuram no mar à procura de uma vida melhor e que acabam por sofrer acidentes.

-0- PANA CS/DD 19nov2020