Agência Panafricana de Notícias

Quase quatro milhões de deslocados até 30 de setembro na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Entre três milhões e 800 mil e quatro milhões de pessoas deslocadas foram registadas até 30 de setembro último em diferentes províncias da RD Congo, anunciou quarta-feira o porta-voz da equipa local das Nações Unidas, Joseph Makamba.

Falando em conferência de imprensa, o responsável onusino indicou que, além disso, quase 300 mil novos deslocados foram registados entre junho e setembro últimos, citando o relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) sobre o movimento da população no terceiro trimestre deste ano.

« O terceiro trimestre registou também 231 mil pessoas repatriadas essencialmente na província de Tanganyika com quase 90 mil pessoas, representando 42 porcento dos repatriados na RD Congo », acrescentou Makamba.

Por outro lado, a província de Kasai (centro da RD Congo) registou um grande fluxo de regresso à pátria, entre agosto de 2016 e setembro de 2017, ou seja, mais de 631 mil pessoas que voltaram às suas aldeias de origem, o que eleva para quase 762 mil o número de pessoas atualmente deslocadas na região.

Segundo as últimas estatísticas da ONU, os ataques e confrontos armados representam mais de 64 porcento das causas de deslocamento da população.

-0- PANA KON/AAS/SOC/FK/IZ 19out2017