Agência Panafricana de Notícias

Quase 200 mil mortes no mundo estão ligadas à droga, segundo Nações Unidas

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O uso da droga estabilizou-se a nível mundial mas cerca de 200 mil pessoas são ainda vítimas de mortes ligadas à droga, indica um relatório mundial divulgado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC).

"Por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso de Droga e o seu Tráfico Ilícito, exorto a comunidade internacional a duplicar esforços para combater as drogas ilícitas como parte integrante para construir um futuro seguro e duradouro", discursou o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, quando lançava o relatório em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso de Droga, assinalado quinta-feira.

Ban Ki-moon revelou que, em 2012, entre 162 milhões e 324 milhões de pessoas, ou seja entre 3,5 porcento e sete porcento da população mundial, de 15 a 64 anos de idade, utilizaram, pelo menos uma vez no ano 2013, uma droga ilícita, principalmente uma substância pertencente ao grupo de estimulantes como o cannabis, opiatos, a cocaína ou anfetaminas.

Sublinhou que o aumento dos utilizadores e dos que apresentam problemas mentais ligados à droga ou à dependência se estabilizou entre 16 e 39 milhões de pessoas.

Por sua vez, o diretor executivo do ONUDC, Yury Fedotov, sublinhou que as substâncias controladas devem ser largamente disponibilizadas para necessidades médicas, nomeadamente para garantir o acesso aos analgésicos, impedindo a sua má utilização e o seu desvio para fins ilícitos.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/FK/DD 27junho214