Agência Panafricana de Notícias

Qatar está implicado na crise na Líbia, diz Exército líbio

Benghazi, Líbia (PANA) – O Exército líbio revelou esta quinta-feira ter em sua posse documentos que demonstram a implicação do Qatar na crise prevalecente Líbia.

Segundo o seu porta-voz, Ahmed al-Mesmar, a Líbia vai por isso apresentar uma queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) pela implicação qatariota em assassinatos na Líbia.

Durante uma conferência de imprensa, em Benghazi (leste), al-Mesmar indicou que o Qatar apoiou corruptos na Líbia e que um oficial seu dos Serviços de Inteligência foi responsável pelo envio de homens armados do Daech (Estado Istlâmico) para a Líbia.

Ele precisou que o oficial era um coronel que trabalhava na Tunísia e que é responsável por "vários crimes financeiros e morais" na província oriental do país.

"Benghazi foi palco de crimes cometidos pelo Qatar depois de este último entregar armas às milícias extremistas", acusou.

Afirmou que homens armados patrocinados pelo Qatar abateram centenas de oficiais, suboficiais e soldados líbios, acrescentando que todos os assassinatos perpetrados na Líbia até recentemente foram planificados pelo Qatar.

Segundo ele, o grupo « Katibaa Kassem », filiado na organização palestina « Hamas », também
está implicado na situação na Líbia sob a direção do Qatar, que teria tentado corromper a sociedade líbia, pela injeção de vários biliões de dólares americanos na Líbia.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 8junho2017